Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (196 votos)




ONLINE
1





 


GRANDE ORIENTE DE PERNAMBUCO

Grande Oriente de Pernambuco - GOBPE - (GOB) / PE

GRÃO MESTRE

Daury dos Santos Ximennes

 

 

 

Grande Oriente do Estado do Pernambuco é uma federação do Grande Oriente do Brasil, fundada em 02 de dezembro de 1926.

Grande Oriente são Federações ou Confederações de, no mínimo, três três Lojas Maçonicas que, inicialmente, não trabalhavam no mesmo Rito Maçonico, como eram exigidos pelas Grandes Lojas.

O Grande Oriente do Brasil (GOB), é a mais antiga Potência Maçônica Brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da república.

 

HISTÓRIA

A verdade histórica revela o Grande Oriente do Brasil como a mais antiga Obediência Maçônica da América Latina e a primeira que foi fundada em nosso país.


O GOB foi fundado em 1822. Isto é uma realidade irrefutável, porque existe prova documental.

 

Os grandes expoentes e líderes políticos do Brasil foram iniciados no GOB e alguns desses expoentes foram Grão-Mestres. Esta verdade não pode deixar de ser reconhecida. Basta verificar que o primeiro Grão-Mestre do GOB foi José Bonifácio; o segundo, o próprio Imperador D. Pedro I; o terceiro, mais uma vez, José Bonifácio.
O GOB fez a Independência do Brasil, o maior acontecimento da Nação. Numa data posterior, o segundo grande acontecimento do Brasil, a Proclamação da República, foi realizada pelo então, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil: O Marechal Deodoro da Fonseca.


Antes da Proclamação da República é justo destacar a grandiosa missão de Duque de Caxias para manter a unidade do Império. Se não fosse a experiência iluminada deste grande brasileiro, Herói Nacional, o Brasil teria se esfacelado em várias repúblicas.

 

Duque de Caxias foi Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho e Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil.


Aliás, o papel do Grande Oriente do Brasil, na formação política do nosso país, foi de grande importância. Desse papel fala o grande pesquisador Adelino de Figueiredo no seu livro, NOS BASTIDORES DO MISTÉRIO: "O Grande Oriente do Brasil foi durante mais de um século, o manancial inesgotável onde o Império e a República recrutavam alguns dos mais insignes estadistas.


Além da tradição gloriosa que lhe enfeitava o nome, era ali, entre a majestade respeitável de suas paredes que se reuniam os mais lídimos representantes da inteligência e da cultura; os titulares da nobreza, as mais altas patentes das Forças Armadas, todos os valores mentais, enfim, que constituíam a nata do pensamento moderno." Estes dados são significativos e possuem um valor histórico que os pesquisadores não podem deixar de se reportar se quiserem preservar a verdade.


Somente em 1927 surgiram as Grandes Lojas Brasileiras de uma dissidência do GOB. Se fizermos as contas, constataremos que de 1822 para 1927 transcorreram exatamente 105 anos. As Grandes Lojas formam a C.M.S.B. Comissão da Maçonaria Simbólica do Brasil - um sistema confederado.


Em data relativamente recente - no ano de 1973, de uma nova dissidência do GOB, surgiram os Grandes Orientes Independentes. De 1822 para 1973, transcorreram 151 anos. Não restam dúvidas que é uma diferença considerável. Os Grandes Orientes Independentes formam a COMAB - Confederação Maçônica Brasileira.


Qual a diferença do GOB em relação às demais Obediências? Por ser a mais antiga e tradicional Obediência do Brasil formou, ipso facto, a mais possante e poderosa egrégora da Franco-Maçonaria. Além desse fato, citaremos os outros:

  1. É a única Obediência reconhecida há muitos anos pela Grande Loja Mãe do Mundo - A Grande Loja Unida da Inglaterra;


    2. É um sistema Federativo onde o Grão-Mestre Estadual tem autoridade limitada. Conseqüentemente, em caso de desentendimentos de qualquer natureza, pode-se apelar para o Poder Central, para reparar possíveis injustiças reais ou imaginárias;


    3. O relacionamento com os demais Grande Orientes Estaduais é natural e não depende de tratados de amizades;


    4. Possui uma Assembléia Legislativa Federal e uma Assembléia Estadual;


    5. É a Obediência que possui maior número de tratados de reconhecimento com Obediências Maçônicas Estrangeiras;


    6. A seleção dos profanos é mais rigorosa, porque se exige um número maior de documentos;

    7. Por possuir duas Assembléias Legislativas e duas Constituições (Federal e Estadual), não existe o perigo do Grão-Mestre macular a Democracia, perpetuando-se no poder por alteração da Constituição;


    8. O GOB é a única Obediência que teve o Imperador do Brasil como Grão-Mestre e que efetivamente contribuiu na formação Nação Brasileira;


    9. O GOB adota vários ritos, oferecendo, assim, maiores dados culturais e educativos da Tradição Maçônica. Os Ritos adotados pelo GOB são os seguintes: Escocês Antigo e Aceito, Rito Escocês Retificado, Rito Adonhiramita, Rito de Sroheoder, Rito de York e Rito Moderno ou Francês, Rito Brasileiro e o Rito de Sroheoder.

     

    Isto constitui um verdadeiro Colégio de Ritos. Basta que a Loja escolha em que rito deseja trabalhar. Naturalmente quem desejar adquirir todos os Rituais para fins de pesquisa, estudo e reflexão basta solicitar a Grande Secretaria da Guarda dos Selos;


    10. O GOB possui uma Ordem de Mérito: Benemérito(25 anos), Grande Benemérito (30 anos), Estrela da Distinção (35 anos), Cruz da Perfeição (40 anos) e Ordem do Mérito D. Pedro I (50 anos). As medalhas e diplomas são remetidos gratuitamente aos irmãos que atingem esse tempo de dedicação à Ordem;


    11. A Grande Loja da Inglaterra transmitiu ao GOB a tradição da Suprema Ordem do Arco Real, Cavaleiros Templários e Cavaleiros de Malta. Foram instalados Capítulos, Preceptórios e Priorados para transmissão dos ensinamentos arcanos dessas Ordens de Iniciação. Tais Ordens constituem fontes sublimes de inspiração, desenvolvimento moral, elevação da consciência e despertar espiritual;


    12. Como é uma Unidade Federativa, foi estruturado no "Espírito das Leis de Montesquieur, ou seja, a tripartição do Poder. Dessa forma, o Grão-Mestre dirige somente o Poder Executivo. Não há ingerência alguma nos assuntos do Poder Legislativo ou do Poder Judiciário.


    O Poder Executivo administra através do Plano Plurianual e orça suas receitas e estabelece as despesas em conformidade com a Lei Orçamentária. Em outras palavras, os membros têm controle sobre as questões financeiras e administrativas.
    O Poder Judiciário, no âmbito do GOB, é independente.


    O Grão-Mestre apenas remete ao Poder Legislativo os nomes dos irmãos para preencher as vagas de Juízes. Após a Assembléia apreciar os currículos maçônico e profano dos candidatos, e homologar é que o Grão-Mestre nomeia através de ATO. O Grão-Mestre não pode presidir reuniões do Poder Judiciário ou do Poder Legislativo. Cada Loja elege seu deputado para defender os interesses da Loja na Assembléia Legislativa, que tem o poder de deliberar e legislar.


    Os irmãos do Grande Oriente de Pernambuco (GOPE) têm, ainda, o Guardião das Leis: o Ministério Público que é composto pelo Grande Procurador e pelos oradores das Lojas. O Ministério Público, exerce sua função com total independência, seriedade e dignidade.


    O Sistema Federativo adotado pelo GOB, assegura mais liberdade, equidade e justiça e, desse modo, suprime qualquer forma de arbitrariedade e abuso de Poder por parte dos detentores da autoridade. Ser do Grande Oriente do Brasil significa participar da Organização Maçônica que efetivamente participou das grandes transformações sociais e políticas do Brasil e a única que não constitui uma dissidência.